Trabalhar em Portugal é o desejo de muitos brasileiros que planejam viver uma experiência fora do país. E também são muitas as dúvidas de quem começa a planejar essa mudança.
Uma das principais é saber se é permitido trabalhar em Portugal com visto de turista. Acompanhe este artigo até o final, e saiba se é possível trabalhar em Portugal sendo turista.
Trabalhar em Portugal com visto de turista: é possível?
Antes de tudo, saiba que a resposta para essa pergunta é: NÃO!
De acordo com a legislação portuguesa, um imigrante tem direito a trabalhar no país desde que tenha o visto respectivo que autorize a atividade profissional.
Entretanto, não é incomum ouvirmos histórias de pessoas que entraram no país como turistas, conseguiram um trabalho e regularizaram a sua situação no país. A verdade é que isso até pode acontecer, mas não deve ser um motivo para que você se encoraje a fazer o mesmo.
Além de correr riscos, há grandes chances de você se decepcionar, perder dinheiro e ter de sair do país. Por isso, nós sempre indicamos que você siga o procedimento mais correto. Procure um trabalho ainda no Brasil, faça contatos e envie currículos.
Após conseguir o contrato, solicite o visto de trabalho.
Tipos de vistos de trabalho em Portugal
Portugal é membro da União Europeia (UE). Cidadãos de outros estados membros da UE são livres para trabalhar em Portugal sem autorização. Eles também não precisam de visto, embora precisem solicitar um cartão de residência no prazo de seis meses após a mudança para Portugal para trabalhar.
Em contrapartida, os cidadãos não pertencentes à UE devem obter um visto do seu país de origem para viajar para Portugal. Em Portugal, existem três tipos de vistos de residência:
- Tipo 1: visto de residência permanente
- Tipo 2: Visto de reinstalação para familiares de portugueses
- Tipo 3: Visto de reinstalação para familiares de residentes permanentes não cidadãos de Portugal
Após a obtenção do respectivo visto, o trabalhador pode viajar para Portugal. Eles terão quatro meses para converter o visto em autorização de residência. É necessária uma autorização adicional para trabalhar legalmente em Portugal.
O que saber antes de solicitar um visto para trabalhar em Portugal?
Existem algumas coisas simples que você deve saber antes de solicitar seu Visto de Trabalho para Portugal.
Você precisará de uma oferta de trabalho antes de iniciar o processo de solicitação de visto para trabalhar em Portugal.
Seu empregador precisa solicitar uma Permissão de Trabalho em seu nome, depois disso, a sua entidade patronal terá de requerer a sua Autorização de Trabalho junto das Autoridades Laborais Portuguesas. A licença indicará o trabalho que você fará e onde fará esse trabalho.
Se você decidir se mudar ou se candidatar a um novo emprego, precisará solicitar novamente uma Permissão de Trabalho. Isso ocorre porque sua Permissão de Trabalho específica onde você estará trabalhando e que trabalho fará. Se a sua Permissão de Trabalho não corresponder ao seu cargo ou local atual, você pode ter problemas com as autoridades portuguesas.
Depois que seu contrato de trabalho ou permissão de trabalho for aprovado, se o seu emprego for inferior a 6 meses ou o seu país de origem exigir que o faça, terá de solicitar um visto para trabalhar em Portugal.
Por fim, aqueles que pretendem trabalhar em Portugal por um período mais longo, precisam solicitar uma Autorização de Residência.
Quais são os tipos de vistos de trabalho para Portugal?
Existem 2 tipos principais de vistos de trabalho que Portugal oferece. Estes são conhecidos como “Vistos de Estada Temporária” e “Vistos de Residência”. Os dois tipos de vistos diferem em validade e permitem múltiplas entradas no país.
Os tipos de vistos de trabalho nacionais portugueses mais comuns são:
Visto de Trabalho para Portugal
Um visto de trabalho para Portugal é o visto de trabalho mais comum para funcionários que trabalham em Portugal. É uma autorização de residência padrão, válida por 1 ano e renovável por até 5 anos. Se você tiver um contrato de trabalho superior a 1 ano, provavelmente solicitará um Visto de Trabalho Português.
Visto de Trabalho Independente
Se pretende trabalhar em Portugal de forma independente, pode solicitar um Visto de Estada Temporária ou de Residência. No entanto, um Visto de Estada Temporária permite trabalhar em Portugal até um ano.
Observe que, ao solicitar este visto, você não poderá trabalhar para uma empresa em Portugal. Toda receita gerada deve ser externa ou online. Um Visto Temporário também é conhecido como Visto de Nômade Digital ou Visto de Trabalho Independente. Se você trabalha por conta própria, este é o visto perfeito para você.
Visto de trabalho altamente qualificado
Um Visto de Trabalho Altamente Qualificado é emitido para indivíduos que realizam pesquisas científicas ou outras atividades altamente qualificadas. Exemplos de trabalhadores altamente qualificados incluem cientistas, profissionais médicos e engenheiros.
Adicionalmente, podem se candidatar pessoas que exerçam atividade docente/profissional de ensino superior, atividade subordinada altamente qualificada, show business e artistas performáticos.
Cartão Azul UE
Um Cartão Azul da UE é emitido para aqueles que têm habilidades procuradas. É uma opção extremamente procurada por profissionais que residem fora da União Europeia. Observe que, para ser elegível para um Cartão Azul da UE, você precisará fornecer documentos que comprovem sua educação, habilidades e experiências.
Deseja trabalhar em Portugal? Então, procure uma assessoria especializada no assunto.
Agora que você já sabe que é possível trabalhar em Portugal de forma legal, e ao mesmo tempo, conhecer todas as belezas do país e viajar pela Europa de forma facilitada, então você precisará de uma assessoria.
Todo o processo de visto para trabalhar em Portugal é bastante criterioso, por isso, sempre busque ajuda profissional.
Nós do Visa Group somos especialistas no assunto. Entre em contato com um dos nossos assessores e tire todas as suas dúvidas.